Importância da Vacina Antirrábica

A raiva em cães é a mais conhecida doença caracterizada como uma zoonose (quando animais vertebrados ou mamíferos, transmitem a doença para os seres humanos). Sua forma de transmissão é através da saliva dos animais contaminados, podendo ser transmitida por mordeduras e arranhões. Animais não mamíferos como peixes, lagartos, pássaros e cobras não transmitem a doença.
Entre os principais sintomas estão a agressividade, salivação excessiva, paralisia, anorexia, e mudanças de comportamento, que podem fazer seu cãozinho deixar de ser alegre e festeiro, para ser triste e depressivo. O tratamento é basicamente profilático, ou seja, deve ser feito antes que uma mordida ou arranhadura por um animal contaminado ocorra. A unica forma de prevenção da doença é realizar a vacinação, sendo quando o animal é filhote após 4 meses de idade, por não ter seu sistema imunológico desenvolvido completamente, e realizar um reforço anualmente.
É importante saber que receber lambidas de animais em pele intacta, sem feridas, assim como fazer carinho no animal, não transmite o vírus. Porém, não se deve oferecer uma pele machucada para o animal lamber, pois além do risco de infecções bacterianas, o vírus da raiva também pode ser transmitido por essas lambidas, uma vez que o vírus se encontra na saliva do animal. A saúde do seu animal e da comunidade onde reside depende de você, proprietário. Cabe aos donos estarem atentos ao calendário de vacinações, não apenas a da raiva, como também de todas as outras vacinas, que são tão importantes quanto.
ATENÇÃO! Esta é a última semana da campanha de vacinação na cidade de Extrema, fique atento aos locais de vacinação e leve seu animal para receber a vacina gratuitamente!
SEMPRE consulte um MÉDICO VETERINÁRIO.

Tais Caroline
Estudante de Veterinária na FESB
Voluntária da ONG Soul Animal

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter