SAIBA MAIS SOBRE A AGRESSIVIDADE POR DOMINÂNCIA
Vale ressaltar que não é todo cachorro que vai desenvolver agressividade por dominância e que você não pode simplesmente acreditar que por que seu cão nunca mordeu alguém significa que isso nunca vai acontecer. Esse artigo ajuda a entender sobre a agressividade por dominância e como resolver esse problema.
Não necessariamente essas duas coisas estão ligadas, um cão extremamente dócil e carinhoso pode sim ser dominante, assim como um cachorro dominante pode sim usar a agressividade para conseguir o que quer.
É importante analisar seu cachorro para entender se esses dois comportamentos estão ligados ou não, caso ele seja dominante e dócil, não significa que necessariamente que esse comportamento vai perdurar por toda a vida dele.
Como já dissemos o cão dominante não necessariamente é agressivo, por isso muitos tutores apenas acreditam que seu cão é calmo e por isso não é dominante. Mas o que acontece é que o cão pode dar outros sinais de dominância.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão
Como sempre passar na sua frente no passeio e por portas, evitar que você consiga pegar algo, como um brinquedo –que você pode interpretar como uma brincadeira ou ciúmes do brinquedo-, manter a cabeça sobre seu corpo sempre que possível –o que você pode acreditar que é carinho-, e outros comportamentos como eriçar os pelos e postura rígida ao avistar outro animal.
Machos costumam ser mais dominantes do que fêmeas, mas pode acontecer de fêmeas apresentarem esse comportamento, você pode observar isso desde filhote com a ninhada, os filhotes dominantes costumam tentar forçar mais os irmãos as suas vontades.Você ensinou seu cão a sentar e deitar então acredita que tem todo o controle sobre ele, que ele não é dominante e que você jamais terá algum problema com ele, não é bem assim que funciona.
Os cães podem aprender a obedecer a comandos e ainda assim ser dominantes, isso porque ele conseguiu o que queria obedecendo, mas também costuma conseguir o que quer com outros comportamentos. No entanto, se você conseguiu ensinar alguns comandos ao seu cão dominante, já é um começo.
Como já comentamos, a agressividade por dominância se dá pela falta de limites e a falta de um líder na casa, fazendo o cão acreditar que é o primeiro na hierarquia de liderança. O cão mesmo dócil pode desenvolver comportamentos agressivos simplesmente por conseguir o que quer após ter uma postura agressiva.
Se você pega algum objeto, o cão rosna pra você e você entrega o objeto ao cão ele vai achar que sempre que rosnar vai conseguir o que quer, muitas vezes são comportamentos muito sutis que as pessoas nem percebem.
O cão estava comendo, o tutor se aproxima, o cão rosna baixinho protegendo sua comida, o tutor nem percebe e se afasta, esse cão vai associar seu afastamento a rosnada dele. E daí para uma mordida pode não demorar muito.
Se você tem um cão dócil e quer evitar que algum dia ele apresente problemas de comportamento como a agressividade por dominância, você está indo no caminho certo, para evitar esse comportamento algumas atitudes simples podem ser valiosas.
Nunca faça o que o cachorro quer, ele precisa de um líder e líderes não obedecem, eles são obedecidos. Se seu cão quer muito que você vá para um lado no passeio, vá para outro, ele quer que você saia do sofá ou entregue algo a ele, não faça, o cachorro passou na sua frente na porta, faça-o voltar e passar atrás de você, todos esses comportamentos significam que existem limites e que você é o líder.
Mostre para o cão que ele vai conseguir o que quer se obedecer, evite dar petiscos e muito carinho a troco de nada, isso faz essas coisas perderem o valor de troca que elas tem, sempre faça seu cão obedecer algum comando antes de dar um petisco ou um carinho.
Na hora da alimentação você pode pedir que ele sente, colocar a ração e fazer um carinho nele, essa atitude faze ele ver que você dá a comida e não tira, portanto ele não tem motivos para ser agressivo com quem lhe proporciona as refeições.
Isso vai fazer ele não se interessar por outro comportamento que não seja o de obedecer, afinal ele consegue tudo o que quer e o que precisa obedecendo aos seus comandos, não vai precisar de outra estratégia.
Se seu cão já está muito agressivo recomendamos que procure a ajuda de um adestrador para evitar que alguém se machuque, se ele começou a mostrar os primeiros sinais de agressividade agora, então provavelmente será mais fácil de corrigir esse problema.Não pare de passear, pois esse é um dos primeiros erros que os tutores cometem quando seu cão dá um sinal de agressividade, o cão precisa continuar passeando, mesmo que com a focinheira se for necessário, mas ele precisa de uma rotina equilibrada para ser equilibrado.
Comece um intensivo de adestramento com seu cão em casa, você deve dar carinho, atenção e petisco apenas quando ele obedecer, quando estiver tranquilo ou acatar algum comando seu, usar um barulho como um chocalho que faça muito barulho ou borrifar água nele junto ao “não” se ele tentar morder ou rosnar pode otimizar essa bronca.
Ignorar esses cães quando eles tentam usar a agressividade para conseguir o que querem também pode ajudar, é compreensível que seja difícil ignorar a rosnada de um cão maior, mas se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho pode pedir a ajuda de um adestrador.
O ideal é que você não demonstre medo e faça as vontades do cão devido a agressividade, isso reforça esse comportamento, o que você tem que fazer é mostrar que ele vai ganhar o que quer se obedecer.
Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/saiba-mais-sobre-a-agressividade-por-dominancia-26122017<i\><b\>