APRENDA A LIDAR COM CÃES AGITADOS
Nesse artigo você aprende o que fazer, como lidar com seu cão e cuidar dele e principalmente a diferenciar e entender se seu cão é de fato um cão de energia alta.
Entenda seu cão
Nem todo cão agitado é um cão de energia alta, muitos cães tem energia mediana, mas não passeiam diariamente, ou passam muito tempo entediados e acabam ficando mais agitados, o que faz os donos acharem que o cão é um animal de energia alta e um cão incontrolável.
Quando na verdade o cão só precisa de mais passeios ou de uma rotina mais organizada, então vale a pena entender que se o seu cão não é um cão de energia alta ele provavelmente não vai aguentar realizar atividades de alto rendimento, e tudo que ele precisa é de passeios diários de pelo menos 1 hora e de uma rotina mais organizada que o deixe mais equilibrado e menos bagunceiro.
Cães de energia alta
Tanto cães de grande e pequeno porte podem ter energia alta, os cães dos grupos retrievers, pastores, terriers e cães de caça são animais de energia alta, pois algumas dessas raças foram criadas para trabalhos agitados, como cuidar de ovelhas e como o próprio nome diz caçar, o que os faz ter vontade e energia para realizar mais atividades.
Os SRD tendem a ter energia mediana, enquanto Shih Tzus e Buldogues tem energia baixa, se você tem um cão desses que está te enlouquecendo ele provavelmente está apenas entediado. E você pode resolver isso com passeios regulares e diários e brinquedos inteligentes, para mantê-lo ocupado.
Cães de raças como Pit Bull, Basenji, Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão e Australiano, American Staffordshire Terrier, Beagle e Jack Russel Terrier, são cães de energia alta e precisam de cuidados especiais, pois qualquer um deles pode desenvolver agressividade e transtornos comportamentais por falta de exercícios, isso não é exclusividade dos Pit Bulls como muitos acreditam.
Como lidar com cães de energia alta no cotidiano
Se seu cão tem energia alta e você ainda se despede dele ao ir para o trabalho, fala com ele como um bebê o tempo todo, não impõe limites e adora quando ele enlouquece por te ver, você só está piorando a situação.
Tente criar seu cão da forma mais independente possível, imponha limites, tenha regras na casa e não fique deixando ele agitado quando você chega e depois esperando que ele milagrosamente fique tranquilo ou não faça bagunça na casa.
Organize a rotina do seu cão para que ele esteja ocupado sempre que possível, muitos brinquedos, brinquedos inteligentes, passeios diários e outras atividades, se o cão vai precisar passar longos períodos em casa, considerar ter outro cão para que os dois possam se distrair juntos é uma ótima opção. Para esses cães se você tem um quintal e espaço que eles possam correr enquanto estão sozinhos é ainda melhor.
Como gastar mais energia
Além dos famosos brinquedos inteligentes, você pode esconder coisas pela casa, um petisco, e fazer seu cão usar o faro para encontrar, outra forma maravilhosa de potencializar o gasto de energia é o uso das mochilas para cães, elas fazem seu cão sentir que um passeio de 15 minutos foi como um de 30 minutos.
Passear com bicicleta e seu cão atado a ela também é uma ótima opção, mas vale lembrar que alguns cães mesmo de energia alta podem ter problema de coração e passar mal em passeios assim.
Agility e desafios de puxar peso também podem ser bons, mas é preciso tomar cuidado, cães como Pit Bulls e outras raças adoram desafio de força, mas é preciso que sejam cães equilibrados e com um dono com liderança para que não achem que precisam liderar seu dono.
Cães como Border Collies podem se sair muito bem em Agility, procure um parque próximo da sua casa e leve seu cão de energia alta sempre que possível até lá, para socializar com outros cães e pessoas, fazer alguma atividade como agility ou corrida e interagir com a natureza, isso vai deixa-lo muito mais tranquilo.
Se nada disso ajudar, o que é muito difícil, caso você fique um pouco perdido sobre como colocar essas dicas em prática ou preferir que um especialista te oriente pessoalmente, você pode pedir ajuda de um adestrador profissional que possa te ajudar a gastar a energia do seu cão, te dando orientações detalhadas pessoalmente.
Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/aprenda-a-lidar-com-caes-agitados-21112017<i\><b\>