CUIDADOS BÁSICOS NA CRIAÇÃO DE AVES DOMESTICAS
Alimentação: Procure rações e sementes específicos para a sua espécie de pássaro. Além dessas comidas você sempre pode servi-lo com frutas e verduras. Retire os restos de comida da gaiola para não apodrecerem
Água: Troque a água e higienize o bebedouro todos os dias, pois a água parada pode gerar fungos nocivos para a saúde do pássaro.
Banho: Você pode colocar a banheira para o banho dos pássaros de 2 a 3 vezes por semana. Retire a banheira logo em seguida para não correr o risco do pássaro beber da água suja. Para fêmeas em período de reprodução a banheira deve ser colocada todos os dias para que os ovos possam umedecer.
Comedouros: Os comedouros também devem ser limpos periodicamente, pois pode acumular poeira e bolor por causa do resto de ração e sementes.
Comportamento: Animais muito agitados ou muito desanimados podem ser sinais de algum desconforto ou doença. Identifique se a gaiola está bem posicionada, em um lugar arejado, se seu tamanho é adequado ao pássaro. Certos sinais físicos também são indícios de problemas, como a troca de plumagem frequente e fora de época. Isso pode ter como causa alimentação inadequada, doenças de pele, parasitas, etc. Somente um veterinário saberá diagnosticar e medicar o pássaro.
Consulte um veterinário especialista em aves para saber da necessidade de cortar o bico e as unhas. Jamais faça isso em casa. Consulte-o também para as vacinas e os vermífugos necessários.
André Lorente
Coord. Centro de Zoonoses e Endemias
Extrema-MG