HÁ UMA NOVA VACINA DA GRIPE PARA CÃES- E ELA PODE AJUDAR HUMANOS
Para que a simulação não seja realista a ponto de deixar o cãozinho doente pra valer, na primeira das vacinas o vírus H3N8 carrega uma modificação genética que o impede de chegar aos pulmões do animal: tudo ocorre no focinho. Segundo os pesquisadores, a ideia é fortalecer a primeira linha de defesa do organismo. Como na maior parte dos casos é por ali que o vírus influenza entra, é bom que ele pare por lá mesmo.
Na segunda vacina, é uma alteração na proteína NS1 do vírus H3N8 que resolve o problema: ela impede o vírus de causar sintomas no paciente, mas mantém o animal forte o suficiente para que seu corpo possa identificar o risco e organizar uma resposta imunológica. Uma técnica semelhante já foi usada com sucesso em cavalos, porcos e seres humanos.
O próximo passo é testar a vacina na prática. No futuro, impedir a transmissão da gripe em canis e abrigos também pode evitar que seres humanos sejam infectados com variedades mais poderosas do influenza. Um estudo anterior revelou que os cães e outros mamíferos são ótimos “tubos de ensaio”, e que é possível que sejam ponto de partida para a eclosão de epidemias com variações desconhecidas da gripe.
Fonte:
http://super.abril.com.br/saude/ha-uma-nova-vacina-da-gripe-para-caes-e-ela-pode-ajudar-humanos/