PNEUMONIA EM CÃES
Assim como os humanos, os cães também ficam gripados e isso pode favorecer o aparecimento da pneumonia, pois abaixa o sistema imunológico. Por isso é importante estar sempre atento à saúde do seu cachorro, quanto mais rápido se inicia o tratamento, mais chance de sucesso. A pneumonia pode matar.
Uma dieta pobre em nutrientes pode provocar desnutrição e anemia, fazendo com que diminua sua imunidade e aumentando os riscos de desenvolver uma pneumonia.
Os cães idosos e de pequeno porte são mais propensos à doença. Algumas raças tem predisposição genética para contrair pneumonia: Pequinês, Poodle Toy, Yorkshire, Chihuahua e Lulu da Pomerânia.
Pneumonia cachorroO sintoma mais freqüente e visível da infecção pulmonar é a dispnéia ou dificuldade para respirar, especialmente ao inalar. A respiração fica rápida e superficial. O cão por vezes tem dificuldade de obter oxigênio suficiente devido ao fato de o tecido pulmonar ficar cheio de fluido, o que reduz o espaço de ar nos alvéolos. A língua, gengivas e lábios podem ficar de cor azulada ou cinza. Esta aparência azul ou cinza é chamada de Cianose é um indicativo de falta de oxigênio no sangue. A temperatura corporal fica normalmente elevada, por vezes mais do que 40º Celsius. Se o congestionamento pulmonar é causado por falha cardíaca, a temperatura pode permanecer dentro dos limites normais que varia entre 38.3 e 38.8 ° Celsius.
Riscos da pneumonia em cães
As infecções pulmonares são sempre graves, no entanto, com o diagnóstico e tratamento precoces, a maioria dos cães são tratados com sucesso. Na nossa opinião, as doenças causadas por fungos, tais como blastomicose, tendem a ser as mais graves. A detecção precoce e o diagnóstico precisos são muito importantes. Deve-se contar com um veterinário para determinar se a causa da condição do pulmonar é relacionadas com o coração ou simplesmente uma infecção primária dos pulmões.
Tratamento da pneumonia em cães
Se você suspeita que seja uma doença pulmonar, o veterinário deve ser contatado imediatamente. Normalmente, uma grande variedade de técnicas de diagnóstico são utilizadas, tais como radiografias ou o ultra-som. Se há a suspeita de fluido, uma amostra deste pode ser removida do peito e analisada. Isso ajuda a diferenciar doenças daquelas causadas por fungos. Se há a suspeita de bactérias presentes, um teste de cultura e sensibilidade pode ser feito para identificar o tipo de bactéria, e assim, escolher o antibiótico apropriado. Diuréticos são geralmente administrados para ajudar a limpar o excesso de fluido dos pulmões.
Fonte: http://tudosobrecachorros.com.br/pneumonia-pneumonite-em-caes/<i\><b\>